DHF Consultoria discute Projeto de Saneamento Básico Rural em Penedo (AL)


Nesta terça-feira (27), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou na comunidade Sítio Nazário, zona rural de Penedo (AL), um seminário de apresentação do Termo de Referência relativo ao Projeto de Fossas Agroecológicas para o Tratamento de Efluentes de Penedo (AL).


A apresentação do projeto, realizada pela DHF – Consultoria e Engenharia, contou com a presença de moradores do Sítio Nazário, que compareceram para conhecer com mais detalhes e de que forma ele será aplicado. Segundo Maria Cinthia, 31, que se mudou com a família para o local ainda criança, o projeto é necessário para a comunidade, pois todos precisam muito de saneamento básico. “O fato de ser agroecológico é bem importante porque mostra a preocupação com a preservação ambiental. A nossa comunidade espera há anos por este projeto e está bem ansiosa pela sua execução”, disse.

Durante a apresentação, o engenheiro Eduardo Lucena explicou que a ideia do projeto é evitar o lançamento de esgoto doméstico não tratado em corpos hídricos e consequentemente a degradação ambiental da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, a partir da construção de sistemas sustentáveis de tratamento de efluentes sanitários em residências unifamiliares na zona rural de Penedo/AL. “Serão construídas Bacias de Evapotranspiração para o tratamento de águas escuras e círculos de bananeira para tratamento de águas cinzas. Além disso, haverá a realização de mobilização social junto à comunidade e a promoção do acesso ao saneamento básico em áreas do município de Penedo, conforme prevê a Lei do Saneamento (Lei nº 11.445/2007), e o tratamento dos esgotos domésticos provenientes de habitações unifamiliares do município para evitar a contaminação do solo e do lençol freático”.

São 75 residências no sítio que estão dentro do levantamento para serem beneficiadas com o projeto, de acordo com o que foi informado no termo de referência. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, Francisco Sousa Guerra, o Tico, eleito recentemente, que também é representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo parabenizou o CBHSF e a DHF pela iniciativa, pois acredita que o projeto é de grande importância para a saúde da comunidade e para o meio ambiente. “Deixaremos de despejar esgoto na natureza, de degradar o meio ambiente e o lençol freático. Estou satisfeito em saber que vocês aqui do Sítio Nazário aceitaram este benefício e entrarei como parceiro para doar os vasos sanitários das casas que ainda não possuem banheiros, bem como daremos apoio caso precisem de encanamentos durante o processo”.


Fonte: https://cbhsaofrancisco.org.br/noticias/novidades/cbhsf-apresenta-termo-de-referencia-na-comunidade-sitio-nazario-em-penedo-al/

© 2019. DHF Consultoria e Engenharia

  • Instagram - White Circle